Últimas News

Com registro de 30 atendimentos, Sesab garante assistência em saúde no primeiro dia do Canta Bahia em Salvador







Além de uma programação com nomes de peso da música gospel, a exemplo de Bruna Karla, Anderson Freire, Misaias Oliveira e Samuel Eleotério, o primeiro dia do festival Canta Bahia 2025, realizado nesta sexta-feira (4), no Parque de Exposições de Salvador, foi marcado também pelo cuidado.

Montado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para garantir a assistência e dar tranquilidade e segurança ao público que foi curtir o festival, o posto médico registrou 30 atendimentos na noite de abertura. Os principais motivos que levaram os usuários a procurarem o serviço foram casos de cefaleia, dor abdominal e tontura.

Um dos pacientes atendidos neste primeiro dia foi o pequeno Richard, que deu entrada no módulo de saúde em decorrência de problemas respiratórios. Ele foi examinado e medicado no local e, em seguida, encaminhado para atendimento especializado.

“Ele começou a ter uma tosse irritativa após brincar no parque, e aí eu vim pra cá. O atendimento foi maravilhoso, rápido e eficiente demais. Assim que eu cheguei estava todo mundo super disposto a atendê-lo e foi bem tranquilo”, conta Fabiana Barbosa, mãe de Richard.

Quem também recebeu suporte da equipe da Sesab foi a estudante Nataly Bispo, que chegou ao posto ao lado da mãe, com a ajuda dos bombeiros, após sofrer um desmaio. “Eu comi cedo em casa, depois que cheguei no festival senti uma dor na barriga, comecei a comer, e logo em seguida desmaiei”, lembra a jovem fã de Bruna Karla, depois de ser examinada e medicada.

Do total de pacientes atendidos na abertura do evento, 28 receberam os cuidados médicos e tiveram alta, enquanto um foi regulado para uma unidade hospitalar para cuidados especializados e outro evadiu-se do posto antes de concluir o atendimento.

Com capacidade para até 12 atendimentos simultâneos, o posto médico montado pela Sesab no Parque de Exposições conta 11 leitos de observação, entre macas e poltronas, e uma sala vermelha totalmente equipada para casos que demandem intervenções mais complexas. 
Além da estrutura interna, o posto dispõe de uma ambulância UTI móvel, pronta para atender situações de maior gravidade. Em caso de necessidade de transferência de pacientes, o SAMU 192 também poderá ser acionado para prestar apoio imediato.

Para assegurar atendimento ágil e humanizado, uma equipe especializada em emergência está de prontidão para acolher os pacientes. Integram o grupo 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, além de equipes de engenharia clínica e administrativa.

O atendimento permanece ativo durante toda a programação do evento, que segue neste sábado (5), com expectativa de atrair um público superior a 100 mil pessoas. O festival gospel Canta Bahia é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), e conta com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Fotos: Jamile Amine / Saúde GovBA e Matheus Landim/GOVBA
Tags