De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.
O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.
Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.
Salvador-Panamá
Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.
O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA