Últimas News

Cordelistas convidam para a FLIPAR 2025 Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu começa dia 21 de agosto

 








 

A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, está com tudo pronto para a quarta edição da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR 2025, que este ano traz o tema “Um Mundo Chamado Cordel”. Então, ninguém melhor do que os próprios cordelistas para falarem um pouco de como será este encontro literário. “Versos, rimas e histórias vão invandir a quarta FLIPAR. Será maravilhoso!”, afirma o poeta Jotacê Freitas que vai participar com folhetos e com os livros Cordel Político Pedagógico e Baianadas Retumbantes. “Vai ter uma cabrueira de cordelistas, contando versos, declamando, participando de mesas. Vamos colaborar com nossas rimas e nossos versos”, define o cordelista Carlos Silva.

A FLIPAR começa nesta quinta-feira, 21 de agosto, e se estende até 23 de agosto. Serão três dias de uma programação intensa e diversificada que inclui bate-papo literário, lançamento de livro e de cordel, mostra estudantil, contação de história, oficina de cordel, além de apresentações culturais. Tudo gratuito. “Vai ser uma festa linda, com uma homenagem maravilhosa ao poeta Pedro Braz”, lembra o cordelista e curador Kitute Coelho. Falecido em janeiro deste ano, o cordelista Pedro Braz vai ter uma exposição sobre sua trajetória feita pela artista Tatiana Galeão que será aberta no dia 21, às 9h30.

No primeiro dia, às 8h30, a Fanfarra Municipal de Cabaceiras vai receber a todos na entrada do Parque Histórico Castro Alves (PHCA), onde vai acontecer a maior parte das atividades. Às 10h, a palestra de abertura traz o tema "Cordel e Patrimônio Imaterial: Por que proteger?”, com Hermano Guanaes, superintendente do IPHAN-Bahia. Destaque também para o bate-papo literário no dia 22.08 com o tema: "Cordel na Sala de Aula: Ferramenta de Ensino e Aprendizagem" com o cordelista, poeta e educador Jotacê Freitas.

“A terra da poesia vai se transformar na cidade do cordel”, afirma Mário Lima, presidente do Instituto Preservar, que vai realizar a festa em parceria com a prefeitura local. Para o prefeito de Cabaceiras, Pedro de Paulino, a FLIPAR já se tornou um dos principais eventos literários do Recôncavo. Em 2024 a festa atraiu um público de mais de 17 mil pessoas e recebeu a visita de estudantes de escolas públicas de cidades como Cachoeira, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, entre outras. Para 2025 a expectativa é de superar este número.

 

FLIPAR +

Sempre procurando inovar, a Festa Literária de Cabaceiras teve em 2024 a participação do primeiro curador infantil, o escritor Yalle Tárique. Este ano, a festa se volta para o público mais velho com a criação da FLIPAR +. “Vamos ter um espaço voltado para pessoas com mais de 50 anos, com atividades específicas como aulão e roda de conversa com a jornalista e escritora Márcia Moreira”, conta André Reis, idealizador e coordenador geral da FLIPAR.

Participando da Festa pela primeira vez, Márcia Moreira destaca o pioneirismo desta iniciativa. “Achei sensacional ter atividades específicas para um público mais velho que, normalmente, carece de programações específicas em eventos literários. Adorei a ideia”, afirma a escritora. No dia 22 ela vai comandar uma roda de conversa seguida de apresentação do seu livro VIDA+LEVE (editora Bora Publicar)

Além do Parque Histórico Castro Alves, antiga fazenda onde nasceu o poeta abolicionista, a FLIPAR vai ocupar outros espaços da cidade. Os locais foram rebatizados com nomes de grandes cordelistas, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho e legado de cada um. Assim, a quadra do Parque se transformou em Espaço Cuíca de Santo Amaro; o auditório virou Espaço Cordelista Antônio Vieira, além dos espaços Juraci Dórea e Patativa do Assaré.

O homenageado Pedro Braz dá nome ao palco principal onde vão acontecer as apresentações musicais. No primeiro dia, às 21h, tem Grupo PsiCORDÉLico, que une cordel a rock, samba, reggae e forró. No dia 22.08, às 19h tem o Salve a Cultura Popular com diversas manifestações culturais do Recôncavo Baiano. Às 21h tem show da banda Recôncavo Experimental com participação de J. Velloso. No último dia tem Priscila Salles, Novo Xote e uma atração surpresa.

 

Lançamentos

            A FLIPAR também conta com uma agenda intensa de lançamentos de livros e de folhetos.  Dia 21 de agosto tem lançamento do cordel de Franklin Maxado em Homenagem ao cineasta Roque Araújo; além do livro Caminheiro Prodígio, do poeta cantador Carlos Silva. “É um livro onde misturo crônicas e poesias utilizando a literatura de cordel”, conta Silva.

No dia 22 lançamento do cordel O ouro da vida, de Luiz Natividade. O cordelista, repentista e violeiro Domingos Santeiro aborda o tema meio ambiente no cordel Um Olhar Sobre a Consciência Ambiental. No dia 23 três lançamentos na programação: às 11h00 tem lançamento do livro Manoel e o Encantado Corde, da escritora Paula Anias; às 11h30 tem lançamento do cordel Erramos no Simples, da escritora Sandra Rosa da Cruz e às 12h lançamento do livro Meus Amores, Minhas Dores, de Juliana Maciel.

A programação ainda inclui mostra estudantil, contação de história e oficina de xilogravura feita em parceria com a Fundação Hansen Bahia e uma oficina de cordel com a cordelista Juliana Maciel. Outras informações da FLIPAR pelo instagram @fliparcabaceiras ou pelo site festaliterariaflipar.com.br

 

 

Serviço:

O que: FLIPAR 2025 – Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu

Quando: 21 a 23 de agosto

Onde: Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo Baiano

Instagram: @fliparcabaceiras

Site: festaliterariaflipar.com.br

 PROGRAMAÇÃO


21DE AGOSTO DE 2025 – QUINTA FEIRA

ENTRADA DO PARQUE

08h30 - Fanfarra Municipal de Cabaceiras recebendo autoridades na entrada do Parque.

09h00 – Discissão dum Finscal com a Fateira (Mambembe Companhia de Teatro)

09h30 -Abertura da Exposição VIDA E OBRA DE PEDRO BRAZ -um artista da terra com homenagem em Cordel a Pedro

Braz por Tatiane Galeão

ESPAÇO CORDELISTA ANTONIO VIEIRA (AUDITÓRIO DO PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES)

10h00 - ABERTURA OFICIAL com PREFEITO, AUTORIDADES, ORGANIZADORES E CURADOR

10h30 - PALESTRA DE ABERTURA: "Cordel e Patrimônio Imaterial: Por que proteger? ”

Com Hermano Guanaes -Superintendente do IPHAN -Bahia

Mediação: Historiador e Presidente do Instituto Preservar Mário Lima

12h00 – Intervalo para Almoço

14h00 – BATE PAPO LITERÁRIO com o tema: “O Que é o Cordel na Literatura Popular “com o Cordelista e Xilografo

Franklin Maxado.

15H30 - FALA EDUCAÇÃO com o tema: A Cultura Popular como ferramenta educativa.

17h00 – LANÇAMENTO DE CORDEL de Franklin Maxado em Homenagem ao cineasta Roque Araújo.

17h30 - LANÇAMENTO DE LIVRO DO POETA CANTADOR Carlos Silva: Caminheiro Prodígio.

18h00 - Abertura da Exposição XILOGRAVURAS DE HANSEN BAHIA – 70 anos na Bahia!

ESPAÇO CUÍCA DE SANTO AMARO (QUADRA DO PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES)

09h00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com o tema: “Era uma vez Cabaceiras… Um lugar de histórias e sonhos” (Creche Humberto

Oliveira Silva).

10h00 – INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – Vida e Obra de Pedro Braz com apresentação do Cordel “Além do Espelho ”(Estudantes

do Colégio Estadual Albérico Gomes Santana – sede e Anexo Geolândia)

10H30 - MOSTRA ESTUDANTIL - Pedro Braz - Um passeio pelos seus versos de Cordel (Escola Carlos Pereira).

12h00 – Intervalo de almoço.

13h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Primaverando - (Gal Santos - Coordenadora Pedagógica).

14h30 - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA - Toda voz merecer ser lida: inclusão, diversidade e literatura (NAPE - Núcleo de Apoio

Pedagógico Especializado).

15h00 - MOSTRA ESTUDANTIL - Pedro Braz - Um passeio pelos seus versos de Cordel (Escola Carlos Pereira).

ESPAÇO JURACI DÓREA (POUSO ADELAIDE)

09h00 as 11h00 – OFICINA DE XILOGRAVURA em parceria com a Fundação Hansen Bahia (Cachoeira-Ba) 14h00

as 16h00 – OFICINA DE XILOGRAVURA em parceria com a Fundação Hansen Bahia (Cachoeira-Ba)

ESPAÇO POETA PATATIVA DO ASSARÉ – CASA SERTANEJA

18h30 -ARRASTAPÉ DO CORDEL com Intervenção Poética do grupo CORDELÂNCIA DO SERTÃO

PALCO CORDELISTA PEDRO BRAZ – FRENTE DO PARQUE HISTORICO CASTRO ALVES

20h00 – Intervenção artística com Luis do Cordel

21h00 – SHOW: Grupo PsiCORDÉLico, que une cordel a rock, samba, reggae e forró — buscando expressar política,

cultura e cotidiano do Cordelista e Curador do Festival Kitute Coelho

 

 

Forma, Círculo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Ateliê das Palavras

Assessoria de Imprensa

Márcia Moreira – (71) 99937-9790

Tags