Até o final da manhã desta quarta-feira (03), 46 mulheres já tinham passado pelo atendimento da mamografia na carreta estacionada em frente ao Centro de Treinamento, em Muniz Ferreira. A palestrante Sandra, do Instituto Amigas do Peito, pontuou que o exame é considerado o principal instrumento para a detecção precoce do câncer de mama e conscientizou as mulheres sobre a importância do autocuidado. Além disso, sorteou camisas e brindes.
O serviço é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Muniz Ferreira, que começou hoje e vai até segunda-feira (08), das 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Somente na carreta, é possível realizar 140 exames por dia.
As vagas são para mulheres de 50 a 69 anos que foram previamente agendadas pelas enfermeiras e agentes comunitários de saúde de cada distrito e localidade. Ainda há vagas abertas para quem quer cuidar da saúde da mama.
A paciente chega ao Centro de Treinamento, passa pelo processo de cadastro e depois realiza o exame na carreta. O mais importante é que esse atendimento é feito por profissionais cuidadosos e é oferecido para pessoas que não têm condições de pagar. É rápido, além de garantir um check-up importante.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de doença que mais acomete as mulheres no Brasil, causado pela multiplicação desordenada de células da mama. Durante esses quatro dias dedicados às mulheres, a Secretaria Municipal da Saúde oferta serviços importantes que complementam a atenção primária, fazendo com que as demandas reprimidas sejam atendidas, dando acesso a serviços de imagem, consultas e envio para cirurgias.
Além da sede, cinco localidades recebem esse serviço de atendimento à mulher. Na quinta-feira (04), o atendimento continua para as mulheres de Muniz Ferreira. Na sexta-feira (05), é a vez das pacientes de Sodoma e Ponto Chic. No sábado (06), mulheres de Taitinga e Alto da Boniteza. E na segunda-feira (08), é a vez das pacientes de Onha.
*Principais sintomas do câncer de mama, segundo o Instituto Amigas do Peito:*
• Mudanças repentinas no tamanho ou forma das mamas;
• Nódulo endurecido e, normalmente, indolor;
• Alterações no mamilo, como inversões súbitas ou formação de crostas ou feridas;
• Saída espontânea de líquido ou sangue dos mamilos;
• Pele da mama retraída, avermelhada, inchada, dolorida ou com aspecto de casca de laranja;
• Nódulos pequenos e frequentes nas axilas e no pescoço;
• Presença de sulcos similares a um afundamento na mama;
• Veias facilmente observáveis e crescentes na região das mamas.
Texto: Kaylan Anibal