Segundo a Secretaria Municipal da Agricultura, a conferência funcionou como um espaço democrático de diálogo, troca de experiências e construção de propostas para fortalecer o campo e a agricultura familiar. O objetivo foi reunir o poder público e a sociedade civil para incentivar a participação social na execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável de Muniz Ferreira.
O evento contou com representantes do Governo da Bahia, por meio da SEPLAN-ADT, além do Consórcio Territorial do Recôncavo (CTR), Colegiado Territorial do Recôncavo (CODETER), Câmaras Técnicas Territoriais, UNEB Campus Santo Antônio de Jesus, ADAB Recôncavo, Cesol Recôncavo e Banco do Nordeste.
Durante os debates, foram colocadas em pauta a preservação ambiental, a recuperação de estradas vicinais, principal acesso para o escoamento da produção de farinha de mandioca, ações de fortalecimento da produção de frutas para polpas, além da pesca nos rios, e o cultivo de banana e beiju.
Cada agricultor apresentou seus desafios e apontou caminhos para gerar oportunidades no campo. As propostas construídas durante a conferência devem nortear as ações para a agricultura familiar no município pelos próximos três anos e servir de subsídio para políticas dos governos estadual e federal.
Texto: Kaylan Anibal

.jpg)