A segurança pública na Bahia ganhou novo fôlego. O governador Jerônimo Rodrigues sancionou leis para criação de novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes, além de cargos estratégicos para a Polícia Militar da Bahia – PMBA. O ato realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, reforça a presença do Estado no combate à criminalidade.
Em Valença foi criado o 31º Batalhão de Polícia Militar, em substituição à 33ª Companhia Independente de Polícia Militar. O novo Batalhão ficará vinculado ao Comando de Policiamento Regional do Recôncavo (CPRR), sediado em Santo Antônio de Jesus. O 31º Batalhão vai comandar municípios da Costa do Dendê. A unidade será responsável pelo policiamento dos municípios da Costa do Dendê, fortalecendo as ações de combate à criminalidade na região. O major Rodrigo Chaves, atual comandante da 33ª CIPM, informou que apenas na próxima semana ocorrerão as promoções e a definição do novo comando.
Além de nomeações e designações para novas funções e comandos, o governador anunciou a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães. Três comandos regionais foram criados para Jequié; Alagoinhas e Irecê; e novos implementados no Nordeste de Amaralina, em Itapuã, Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Valença e Candeias. Já os municípios de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique ganharam novas companhias independentes