A expectativa é que durante a viagem haja algum alinhamento com o presidente Lula sobre a chapa ao Senado de 2026, que tem três nomes disputando duas vagas. Em entrevista à rádio Baiana FM, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reiterou o desejo de sair candidato e adiantou que deverá se descompatibilizar do cargo em março do ano que vem.
Os senadores Jaques Wagner e Angelo Coronel pretendem disputar à reeleição. “Eu conversei com o presidente Lula [sobre o assunto]. Na semana passada, jantei com Otto Alencar e Coronel, eu acho que vamos chegar a um arranjo para acomodar todos os aliados”, afirmou Rui Costa.
Desejo antigo?
Durante a entrevista, Rui Costa desmentiu que tenha se comprometido a se licenciar do governo da Bahia, em 2022, para disputar cadeira no Senado Federal abrindo espaço para que seu vice, João Leão (PP), assumisse a chefia do Palácio de Ondina. Ele frisou que seu desejo sempre foi o de concluir o mandato.
“Em 2022, parte da confusão que teve no nosso grupo foi porque muita gente achou que eu sairia candidato a senador. Eu disse ao meu vice João Leão, ‘escolha se você quer ser vice ou senador porque eu não vou sair antes do meu mandato. Eu vou ser governador até o último dia’”, lembrou.
De acordo com Rui Costa, naquele momento o seu compromisso era o de honrar os votos e a confiança do povo baiano, que o reelegeu para o segundo mandato, mas que de lá para cá o desejo mudou e ele espera ser candidato ao Senado com o aval do presidente Lula. Carine Andrade/Política