Foto: Dinaldo Silva/BNews

Políticos baianos governistas reagiram à prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ocorrida na madrugada deste sábado (3), em Caracas, capital do país. A ação foi orquestrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) afirmou, em publicação na rede social X, que a ação representa uma violação do direito internacional. “O ataque dos EUA à Venezuela é uma grave violação da Carta da ONU e abre um precedente perigoso, aprofundando uma crise regional, provocando uma tragédia humanitária e desestabilizando a paz na América Latina. Cidadãos e cidadãs venezuelanos não podem ser reféns de interesses geopolíticos”, escreveu.

Já o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) também utilizou as redes sociais para se manifestar e afirmou que o ato “fere a soberania de uma nação”. “Manifesto firme condenação à invasão do governo Trump à Venezuela, um ato grave que fere a soberania de uma nação da América Latina e afronta os princípios do direito internacional”, destacou.

Quem também se manifestou foi a deputada federal Olívia Santana (PCdoB), que afirmou que o interesse dos Estados Unidos estaria ligado ao petróleo venezuelano. Olívia repostou uma manifestação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que declarou “A Venezuela possui as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo, com mais de 300 bilhões de barris. O bombardeio dos EUA a Caracas não é uma guerra. É um assalto à mão armada. Toda solidariedade ao povo venezuelano, em defesa da soberania e da autodeterminação dos povos!”. Bocão News