Últimas News

Prefeitura de Elísio Medrado realiza Dia de Campo

A Prefeitura Municipal de Elísio Medrado, junto com PAVAN realizaram neste domingo (7) o Dia de Campo, que contou com o apoio da Embrapa, EBDA, CNPMF (Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Elísio Medrado, onde estiveram presentes o prefeito Everaldo Caldas, representantes dos órgãos parceiros e produtores rurais da região.

O evento aconteceu no Sítio Vale do Mel, de propriedade do Sr. Balbino Silva, conhecido como Balbino do Sindicato, e foi promovido diante da necessidade da difusão de tecnologias geradas para a cultura da mandioca que vem servir como instrumento para novas técnicas de condução da cultura e aproveitamento dos resíduos da fabricação da farinha, assim como demonstrar no local os resultados conseguidos com a unidade didática da cultura. O objetivo desse encontro foi dotar o produtor de conhecimentos que visam aumentar sua produtividade para que, através da prática das técnicas absorvidas, agregar valores à família rural.

O Dia de Campo foi iniciado com o pronunciamento do técnico agrícola Orlando Louzado e foi dividido em stands (estações), com temas referentes à cultura da mandioca, onde os produtores puderam fazer o percurso passando pelas estações e participando das palestras, que foram divididos em: 01 - Manejo e conservação do solo, com orientações dos engenheiros agrônomos da EBDA, Flávio Augusto e Adriano Vinhas; 02 - Manejo da cultura da mandioca, com orientações do gerente da Embrapa, Sr Marcos Farias; 03 - Uso da manipueira na adubação e na alimentação animal, orientado pelo Dr. Malto, pesquisador da Embrapa de Cruz das Almas; 04 – Visão da Unidade de Demonstração de Mandioca; 05 – Cerca viva e bosque, sob orientação do Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ), com orientações sobre o material de combustão para a casa de farinha e oferecendo aos participantes uma muda de essências nativas ou de vegetal para combustão (lenha).

Para finalizar, a Prefeitura Municipal de Elísio Medrado ofereceu refeição e distribuiu 1.100 kg de sementes para os produtores.