Nesta terça-feira (23) Santo Antônio de Jesus foi palco de uma palestra sobre Oportunidadess de Negocios que a Copa pode trazer ao município, ministrada pelo Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo FIFA/Brasil 2014, Ney Campello. A iniciativa foi o primeiro passo para incluir a cidade de Santo Antonio de Jesus no roteiro da Copa do mundo em 2014. O evento, idealizado pela Associação Comercial e Empresarial, SEBRAE, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal do Comércio Varejista; contou com a presença do prefeito Euvaldo Rosa e do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hernane Mercês, além de empresários, vereadores e imprensa local.
Durante sua fala, Mercês falou sobre os eventos do município como o São João e Santo Antônio que vem desenvolvendo o turismo na cidade e frisou a forte estrutura do município. “Santo Antônio de Jesus tem uma grande estrutura para oferecer para a Copa do Mundo e esperamos que ela venha até nós”, destacou. “O município pelo seu porte está a altura para ser subsede da Copa”, disse ele.
Para o prefeito aquele era um momento importante para que fosse analisado como o município poderia ser inserido no processo. Ele lembrou ainda a localização estratégica de SAJ e sua consequente movimentação e estrutura de serviços, frisando a importância que eventos de grande porte têm para a cidade. “Temos aqui uma das maiores festas da Bahia que é o São João. Eventos como esse trazem um retorno imenso para todos os setores do município”, ressaltou.
Já o secretário Ney Campelo, expos o interesse do Estado em estender a Copa para o interior, teceu elogios ao município e concordou com a afirmação do prefeito no que diz respeito à importância de grandes eventos no município, destacando que o turismo de eventos é um dinamizador da economia local. Para ele, a participação de Santo Antônio de Jesus na Copa pode acontecer com o oferecimento de serviços e com a valorização do que a cidade tem de mais forte que é a marca do Comércio mais barato da Bahia.
Além disso, Campello sugeriu que um circuito de eventos como o São João e a Expomandioca, possam acontecer simultaneamente ao período dos jogos: “É encontrar os nichos, as oportunidades de atuação, seja na agricultara, no comércio, nos serviços, aquilo que a cidade tem a oferecer e, isso só acontece com uma atuação conjunta entre poder público e sociedade. Esperamos que este ato sirva de evidência para que a comunidade local esteja interessada em estruturar a sua participação na Copa 2014”.
Outro abordado pelo secretário foi a participação direta das cidades do interior na capacitação de mão de obra para a realização do evento. Para Ney, a realização da Copa do Mundo no país deve ser usado como um grande trampolim para que o país tome novos rumos e inicie grandes projetos como aconteceu em outros países.
Tayala Brito
Relações Públicas - DRT 2304
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Santo Antônio de Jesus

