O prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o tucano José Serra e o ministro da Educação Aloísio Mercadante, encabeçam a lista dos inimigos dos homossexuais e serão agraciados com o Troféu "Pau de Sebo", na 23ª edição do Oscar Gay, versão 2012, promovido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), mais antiga entidade do gênero registrada no Brasil. Os três foram escolhidos por terem condenado, no ano passado, o kit anti-homofobia. Para a versão do próximo ano, o GGB já antecipa que o deputado Pastor Feliciano, eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados é o grande "candidato" ao título de inimigo número 1 dos homossexuais. Como a "regra" da comenda não prevê que um mesmo personagem seja escolhido mais de uma vez, o Pastor Silas Malafaia escapou de levar o "Pau de Sebo" 2012.
O Oscar Gay foi criado para homenagear os amigos e denunciar os inimigos dos homossexuais. Entre os amigos dos gays, que receberão o Troféu Triângulo Rosa, estão o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, pela criação de um centro de referência para atendimento de homossexuais; as Corregedorias Geral da Justiça da Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo pela legalização do casamento homoafetivo igualitário; o Arcebispo Primaz da Igreja Anglicana do Brasil, o cantor Roberto Carlos, as cantoras Daniela Mercury e Sandy e a apresentadora Marília Gabriela, "pelo apoio à cidadania LGBT".
O Triângulo Rosa é uma alusão ao distintivo imposto pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais. Atualmente, o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do Orgulho LGBT. Já o Troféu Pau de Sebo aproveita uma tradição irreverente do folclore brasileiro "para mostrar o ridículo de ser inimigo dos LGBT: por mais que queiram espezinhar os gays e destruir o movimento de libertação homossexual, nunca chegam a seu objetivo, caindo e se lambuzando no pau de sebo da intolerância", define o GGB. O fundador do GGB e criador do prêmio, o antropólogo Luiz Mott, lembrou que "no ano passado, infelizmente, coube à Presidenta da República o primeiro lugar dentre os que pisaram na bola da cidadania LGBT. "Nunca antes, na história deste país, um presidente da república havia recebido o Troféu Pau de Sebo. Lula e FHC foram homenageados com o Triângulo Rosa, e até Collor, por ter sido o primeiro presidente a falar em cadeia nacional no Dia Mundial da Aids". Neste ano, prossegue Mott, "Haddad, Serra e Mercadante receberam o troféu pau de sebo pelo mesmo motivo da Presidenta: condenaram o kit anti-homofobia, que deixou de capacitar mais de seis milhões de jovens contra o bullying escolar". Mott diz que o Brasil continua ocupando o primeiro lugar mundial no ranking de assassinatos de LGBT: 338 homicídios (qualificados de"homocídios") em 2012, um assassinato a cada 26 horas.
