Últimas News

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus realiza com sucesso primeiro Casamento Comunitário






Literalmente grandiosa, com tudo que qualquer noivo tem direito. Decoração caprichada, salão lotado de convidados, noivos e noivas a caráter, ambiente recheado de amor e muita felicidade. Assim foi primeiro Casamento Comunitário, evento que faz parte do calendário oficial do município e que é realizado pela Prefeitura l por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu nesta sábado (22-05-16), espaço da  festa João .
Foram 34 casais inscritos que concretizaram o sonho de formalizar a união. Todos compareceram. Entre os noivos foi feito um levantamento e constataram que metade católicos, metade evangélicos, outros não informaram a religião. Com maior número de casais, 34 no total. Graças a parceria firmada entre a e órgãos como Fórum de saj e Cartório , entre outros, as custas cobradas pelo cartório de registro civil, . Para o casal nada é cobrado.
Vale ressaltar que, apesar de ser comunitária, toda a cerimônia de oficialização é feita de forma individual, uma peculiaridade do evento, que mantém essa tradição. Este ano magistrados e juízes de paz participaram voluntariamente da cerimônia. Ao longo da preparação o evento envolveu mais de 200 funcionários da Prefeitura de saj , desses, quase 80 que atuam na Secretaria de Assistência Social, participaram diretamente e garantiram a

organização da festa.
“Estamos muito felizes e satisfeitos. A sensação é de dever cumprido. A responsabilidade é grande em estar realizando o sonho de 34 casais. É preciso mobilizar um grande número de funcionários e parceiros como o cartório, Fórum e A igreja Batista do pastor Ely Deus que nos apoiam. O casamento tem por meta fortalecer a família. Sendo uma grande celebração do amor e da família”, declarou a secretária de assistência social Fancineia silva . Entre noivos, familiares e amigos convidados para abençoar o enlace. O Casamento Comunitário foi promovido pela secretaria de açao social A festa só foi completa com a colaboração de várias empresas que abraçaram a ideia Foram momentos de muita emoção Durante a realização do Casamento Comunitário houve ainda um culto ecumênico e, em seguida, foi servido um BIFE aos noivos e convidados.Segundo Maria , jose da, eles vivem juntos há 20 anos e estavam acomodados com a situação. “Mas quando tivemos
conhecimento de que não pagaríamos nada e ainda teríamos a chance de participar de uma festa para celebrar o casamento, não pensamos duas vezes. Aproveitamos a oportunidade única para nos casarmos. Enquanto alguns pensam em largar, nós estamos nos casando”, brinca.A festa foi completa
Para se ter uma ideia da importância do evento, vale ressaltar que por ano são realizados no Cartório do 2º Ofício, em saj , um média de 10 casamentos, enquanto que somente no casamento comunitário o número é quase 3 vezes maior.
“Nós do cartório ficamos felizes em colaborar com a cidadania. Todos nós sabemos que a união estável trás direitos, mas não como o casamento, que se comprova rapidamente. O certo é casar. Os homens precisam saber que toda mulher quer mesmo é casar”, disse OLGA , diretora do cartório.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Humberto leite , pela primeira dama Francine ia silva , pelo deputado Alan Sanches , vereador Francisco, vereador Chico Dega a secretária de saúde Laurijane Merces secretaria de educação Ely Mery , entre outros e autoridades.


Ao lado da primeira dama o prefeito n esbanjou satisfação com a realização de mais um evento. Em sua gestão 34 casais já formalizarão a união. “. Isso é um resgate, é um trabalho social grande. Ficamos felizes em poder contribuir organizando essa grande festa”, afirmou Primeira dama e secretaria de ação social Francineia silva .
Tags