Últimas News

Rede de Gestores do Bolsa Família reúne técnicos em Nazaré Farinha






Nos dias 17 e 20 /2016 deste mês, a Secretaria de  Desenvolvimento Social , por meio da Coordenação do Programa Bolsa Família (PBF), realizam, em Nazaré, o III Encontro da Rede de Gestores e Técnicos do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do Território de Identidade em Nazaré. O evento - que faz parte de um ciclo de encontros que acontecem em diversos territórios de identidade baianos – foi aberto às 8h30, e reuniu , na Câmara de vereadores da cidade, cerca de 150 profissionais, entre eles, gestores, instrutores e técnicos do da rede sócio assistencial baiana.

Tendo como tema central 'Contribuição da Rede para maior qualidade no Enfrentamento da Pobreza', o encontro visa promover o fortalecimento da Rede de Gestores e Técnicos do Território de Identidade, além de apresentar os avanços e discutir os desafios do trabalho desenvolvido pelo coletivo, com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade da gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família na região.

Redes territoriais - As Redes foram criadas como uma estratégia para auxiliar os profissionais na efetivação qualificada das ações sobre a aplicação do CadÚnico e na gestão do PBF na Bahia. "Sua implementação veio para facilitar o trabalho dos técnicos, por meio do exercício da integração, do hábito de compartilhar as informações, do diálogo, das trocas de experiências, das análises e discussões coletivas sobre as específicas situações apresentadas por cada núcleo familiar, e da orientação sobre a importância do ofício descentralizado e transversal" , informa , coordenadora do Programa.
Integram as capacitações profissionais que atuam no Cadastro Único dos municípios de Nazaré, Conceição do Almeida, Maragogipe, Saubara, Cruz das Almas, São Félix, Muritiba, Governador Mangabeira, Simões Filho, D. Macedo Costa, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Alagoinhas, São Felipe e Muniz Ferreira.

Também estiveram presentes a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Eude Candeias, secretária de Educação, Marília Almeida, secretário de Saúde, Almir Reis, secretário de Governo, Zélio Costa, vice-prefeita e secretaria de Cultura e Turismo, Jandira Barbosa, presidente da Câmara de Vereadores, Anita Britto, vereador Dau e funcionários e outros profissionais da prefeitura de Nazaré.

"A intenção é que a partir da prática das atitudes pontuadas, possa-se obter uma progressão profissional, o que, consequentemente, ampliará o entendimento sobre o vínculo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), com a correta aplicação do Cadastro Único e com a gestão do PBF" explica , técnica de referência do Território de Identidade das organizadoras do evento.

Programação – No primeiro dia, depois de aberto o evento, a Secretaria de Assistência Social de Nazaré. com delicioso cafe da amanha

Para a tarde está prevista a exposição de um painel sobre o tema central do encontro, sob a condução da Rede de Gestores. Em seguida, teve uma mesa técnica sobre processos de cadastramento de família no CadÚnico intitulada “Procedimentos e importância da atualização e revalidação dos registros cadastrais pelo município

A Capacitação é promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Coordenação Estadual do Programa e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Nazaré, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os participantes foram recepcionados com um delicioso café da manhã, em seguida, a técnica do CadÚnico do município de Nazaré, Sandreane, deu boas-vindas aos presentes e passa a palavra para coordenadora Mércia Lima (representando o Governo do Estado), que informou sobre a importância da capacitação para o funcionamento adequado do Sistema e na oportunidade, parabenizou o município de Nazaré por atuar seguindo as normas e diretrizes do MDS referente ao Cadastro Único.

A capacitação será conduzida pelos técnicos e instrutores qualificados pelo MDS, Moisés França, Sandro Albuquerque, Zeíde, Rosane e Vanilda Barbosa..

Ao final do curso, aqueles que obtiverem aprovação na avaliação final, receberão certificado de entrevistadores e cadastradores do CadÚnico, tornando os mesmo aptos a atuar, preenchendo formulários, realizando entrevistas, manuseando os sistemas do programa, entre outros.

Na sexta -feira (20), representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) falou sobre o programa territorial, mostrando indicadores e dando orientações aos participantes. Teve, também, discussão sobre estratégias de atuação, apresentação cultural e uma oficina sobre busca ativa e inclusão no CadÚnico das famílias que pertencem a povos e a comunidades tradicionais ou a grupos específicos



Tags