Últimas News

Município de Conceição do Almeida comemora 127 anos nesta terça-feira (18)


Na terça-feira (18), dia em que o município comemora 127 anos de emancipação política, as celebrações acontecem a partir das 5h da manhã com uma grande alvorada festiva, às 8h será celebrada a missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, em seguida o hasteamento das bandeiras. Finalizando a programação da manhã, às 11h, a Câmara de Vereadores realizará uma sessão solene alusiva a data.  No período da tarde, o encerramento será por conta do grande Desfile Cívico, com a participação das Fanfarras e Escolas do Município. Vários festejos vêm sendo realizados no município desde o último domingo (16), que conta com um cronograma extenso de atividades marcado pela integra e inaugurações de obras, atividades cívicas, esportivas e anúncios de novos investimentos.

No aniversário da cidade, o Prefeito Ito de Bêga disse que gostaria muito de realizar uma grande festa de Micareta, mas, após rever as demandas do município, preferiu investir em obras ao invés de gastar com festa. “Estive analisando os recursos e decidi priorizar um investimento de mais de R$ 1 milhão com recursos próprios para o segundo semestre, começando com a reforma do Estádio Municipal. Agora, iniciaremos a construção da praça do bairro Estação, a reforma da praça Multiuso, a compra de equipamentos para as cozinhas das escolas do município, a perfuração de poços artesianos na zona rural e a construção das Unidades de Saúde do Sapatuí e Novo Paraíso”, disse.
A antiga Capela do Almeida, depois de Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida e atualmente Conceição do Almeida se emancipou do surgimento como aglomerado ou povoado. A origem se deu a uma família de agricultores cujo patriarca era Antônio Coelho D’Almeida Sande, que com sua devoção a Santa Nossa Senhora da Conceição, edificaram uma capela, onde hoje é a igreja matriz. A Capela do Almeida passou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, originando suas terras da primeira Vila do Recôncavo da Bahia, que deu origem como outras antigas vilas a dezenas de municípios da região do Recôncavo. O então distrito da Capela do Almeida passou a Vila até a sua emancipação definitiva.