
O curso de Língua Portuguesa esclarece dúvidas sobre estruturas linguísticas, como explica a professora Juliana Moraes. “Focamos na gramática, classe de palavras e organização de frases em português, porque a língua de sinais funciona de uma forma diferente”. O aluno André Bonfim aprovou as aulas e esclareceu dúvidas sobre as novas normas ortográficas. “Sinto que vou ter melhores chances de conquistar uma vaga”.
De janeiro a junho deste ano, o SineBahia fez o encaminhamento de 741 pessoas com deficiências para possíveis vagas de emprego na Bahia. Desses, 128 foram contratados. As inscrições estão abertas no local das aulas e na unidade Capaz, localizada no SAC Shopping Barra, exclusiva para Pessoas Com deficiência (PCD). Os interessados devem inscrever-se previamente, levando carteira de trabalho, RG e CPF. A iniciativa faz parte das ações de inclusão voltada para pessoas com deficiência, com foco na ampliação das oportunidades no mercado de trabalho.
Neste mês e em agosto próximo, acontece ainda uma capacitação em Libras voltada para servidores do SineBahia e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A ideia é que, cada vez mais, profissionais do atendimento no estado sejam capacitados para atender com propriedade pessoas com deficiência auditiva.
Fotos:Camila Souza/GOVBA