Últimas News

Frente às críticas de Janot, Félix afirma que CPI da JBS ‘é uma CPI do governo’




Frente às críticas do ex procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta última segunda (20), sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, o deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA), membro do colegiado, afirmou que a comissão "é uma CPI do governo" segundo informações do Bahia Notícias.

Janot afirmou que a comissão seria do Ministério Público e não da empresa de Joesley e Wesley Batista. "CPI da JBS e que não é CPI da JBS, vamos falar bem claro, é a CPI do Ministério Público Federal. É a CPI que como diz o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) [relator da comissão] numa reportagem: ‘A nossa finalidade é investigar os investigadores'".

Questionado sobre as declarações de Janot, Félix Jr. afirmou que a comissão defendia os interesses do governo. "A CPI não é contra o Ministério Público porque eu estou lá e não sou contra o MP, mas é uma CPI que é só pra defender o governo", garantiu. Questionado sobre o fato de o colegiado investigar os próprios investigadores responsáveis pelo inquérito da empresa dos irmãos Batista, o deputado baiano afirmou se tratar de uma "posição individual do relator [Carlos Marun]".

Félix afirmou não concordar com a maneira como a comissão é conduzida. "Eu sou um voto divergente, os requerimentos que eu tenho lá não são nem votados. É uma CPI que realmente não vale a pena participar", declarou. "Acredito que até hoje ela não tem sido eficiente", avaliou. O deputado disse ainda como acredita que os trabalhos deveriam ser conduzidos.

"Deveria investigar os negócios que foram feitos pela JBS, os empréstimos que foram feitos, investigar quem concedeu, qual foi o tráfico de influência que teve, e todos os culpados, onde quer que eles estejam, no parlamento, no MP, na Justiça, nos órgãos públicos, nos bancos. Todos deveriam ser averiguados, indistintamente, sejam a favor do governo ou contra o governo", concluiu.