BTG Pactual/FSB: Jair Bolsonaro tem 60% dos votos válidos; Fernando Haddad, 40%


O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lidera a corrida presidencial no 2º turno com 60% das intenções de votos contra 40% de Fernando Haddad (PT). Os candidatos se enfrentarão nas urnas em 28 de outubro. O levantamento feito pela FSB, contratado pelo banco BTG Pactual, foi divulgado hoje (22). Os números consideram apenas votos válidos, quando não são contabilizados brancos, nulos e indecisos.

Considerando as intenções de voto totais, o militar recebe 52%, Haddad, 35%. Os votos em branco e das pessoas que não irão votar nenhum candidato somam 9%. A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de outubro. As entrevistas foram realizadas por telefone com 2.000 eleitores nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 p.p. e o intervalo de confiança é de 95%.

O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03689/2018. Na comparação entre as pesquisas realizadas em outubro, Bolsonaro vem crescendo cerca de 1% a cada semana. Já Fernando Haddad, vem diminuindo em intenções de voto. A penúltima pesquisa divulgada no último dia 1º de outubro, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, o militar receberia 43% dos votos enquanto Haddad tinha 42% das intenções segundo o Poder360.

Segundo o levantamento divulgado semana passada, Bolsonaro, tinha 59% das intenções de voto contra 41% de Haddad. O número de indecisos também diminuiu. O levantamento também apurou o potencial eleitoral e a rejeição dos candidatos. Haddad é rejeitado por 52% dos entrevistados enquanto Bolsonaro não seria escolhido de jeito nenhum por 38%. Dentre os eleitores, 54% dizem que poderiam votar no militar e outros 40% afirmaram que escolheriam o petista. Os índices de popularidade dos candidatos é igual.