Hospital Regional encerra mês do fisioterapeuta com II Simpósio de Fisioterapia

Entretenimento


O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus realizou, na última semana, o II Simpósio de Fisioterapia da unidade. Comemorando o mês do fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro, o evento abordou temas como segurança do paciente, prevenção de infecções respiratórias, fisioterapia no paciente queimado e mobilização precoce. Voltado também ao público externo, o evento foi aberto pelo coordenador de fisioterapia da unidade, Tarcísio Meira, o qual falou sobre Eventos adversos e os impactos na assistência à saúde.
A programação também abordou temas como Falha de extubação associada a disfagia, apresentado pela fonoaudióloga Liana Borges, Cuidados paliativos, apresentado pela fisioterapeuta Karla Maria, além de Polineuropatia do paciente crítico e a fisioterapia motora precoce, tema trazido pela fisioterapeuta Diangeles Lobo. O serviço de Fisioterapia do HRSAJ conta com 21 profissionais, que atuam nas unidades de internação, emergência e UTI.
Conforme o fisioterapeuta Tarcísio Meira, o fisioterapeuta é parte integrante e imprescindível dentro da unidade hospitalar, uma vez que promove a prevenção, reabilitação motora e respiratória. "O fisioterapeuta tem como foco prevenir, tratar e reabilitar as diversas funções comprometidas no paciente durante o processo da internação hospitalar, devolvendo ao paciente a possibilidade de realizar ou readaptar às atividades da vida diária", pontuou.