Pesquisa Ibope: entre os nordestinos, Fernando Haddad tem 57%; Jair Bolsonaro, 33%


A pesquisa Ibope divulgada na noite desta última segunda-feira (15) traz um cenário em que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de votos na maioria das regiões do país, exceto o Nordeste. Entre o eleitorado nordestino, o candidato do PSL tem 33%. Já o petista Fernando Haddad possui 57%. No recorte do Norte/Centro-Oeste, Bolsonaro registra 59%, enquanto Haddad tem 33%.

No Sudeste, 58% dos eleitores preferem Bolsonaro. Fernando Haddad aparece com 29%. No Sul, está o maior percentual de apoiadores de Bolsonaro: 62%. Lá, 28% preferem Haddad. A pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou para menos, ouviu 2.506 mil eleitores em 176 cidades entre os dias 13 e 14 de outubro. O estudo está registrado no TSE.

No cenário nacional, o candidato Jair Bolsonaro tem 59% dos votos válidos, enquanto Haddad tem 41%. No cenário que considera os votos totais, Bolsonaro aparece com 52% enquanto Haddad tem 37% dos votos. Outros 9% dos entrevistados disseram que vão anular ou votar em branco e 2% não souberam responder. No cenário de rejeição, o deputado também aparece melhor, com 41% dos entrevistados dizendo que votariam nele com certeza.

Já 35% não votariam de jeito nenhum. Do outro lado, apenas 28% disseram ter certeza em escolher Haddad, sendo que 47% rejeitam votar no petista.