Últimas News

Alvorada, missa e cortejo celebraram os 196 anos de independência da Ilha de Itaparica

Os moradores da Ilha de Itaparica, comemoram durante todo o dia desta segunda-feira (7), os 196 anos da conquista da independência da ilha, ocorrida no ano de 1823. Na madrugada de 7 de janeiro do ano de 1823, um exército formado por pescadores, marisqueiros e populares da própria ilha, deteve o desembarque de soldados da tropa portuguesa na ilha, localizada às margens da Baía de Todos-os Santos.

Na celebração, realizada nesta manhã de segunda-feira, integrantes da Associação Cultural de Índios Guaranis se apresentaram na Praça Piedade, centro da cidade, um dos locais de resistência em 1823. O grupo, que tem mais de 80 anos de grandes história, não conta com integrantes descendentes indígenas, mas são nascidos e criados em Itaparica.

"O grupo indígena de guarani, estreado em 1829, representa a bravura do povo nativo itaparicano nas batalhas de 1823, pela independência de Itaparica, independência da Bahia e consolidação da independência do Brasil", contou o presidente Emanoel Pita. Para comemora os 196 anos da independência, uma alvorada foi realizada às 5h. Já por volta das 8h30, foi realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora da Piedade segundo informou o G1.

Também em comemoração à independência de Itaparica, a Associação Cultural de índios Guaranis promoveu um cortejo no final da tarde, pelo Centro Histórico da cidade. Durante o cortejo, que volta a acontecer ainda nesta próxima terça-feira (8), e quarta-feira (9), a imagem do Caboclo, símbolo de orgulho, é conduzido pela população.

A imagem do Caboclo é reverenciada pela população, que costuma fazer pedidos e comemorar com músicas regionais. Após o cortejo, o grupo realiza a apresentação do Auto da Roubada da Rainha, que de forma teatral, encen aa vitória do povo de Itaparica nas batalhas de 1823. msteria 07 de Jan // Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia | Recôncavo