Feira do Caxixis 2019: de Nazaré das Farinhas um sucesso total primeiro dia












A tradicional Feira do Caxixis, na cidade de Nazaré das Farinhas, começa nesta quinta-feira(18) e vai até o próximo domingo(21). O evento é gratuito e vai reunir música além da venda dos artesanatos, gastronomia e música na cidade de Nazaré, no Recôncavo da Bahia. A programação musical vai contar com as atrações: Parangolé, Danniel Vieira, Diego Moraes, Bandana, Gabriel Diniz, La Fúria, Denny Denan, Sem Retoque, Yasmin Santos, Sinho Bernado, Banda Fox, Anna Catarina, DJ Ferrary, Lincon&Duas Medidas, Olodum, Luziel, Nenho e Dayane Felix.


Confira abaixo!MAGARY BROTHER, Secretário de Cultura e Turismo, fala sobre abertura da Feia de Caxixi 2019, em Nazaré das Farinhas, num evento que superou expectativas, já no primeiro dia, com a exposição e venda de artesanato e apresentação das BandasA mostra de caxixis, que são miniaturas de objetos em barro, fica exposta no centro do município, nas praças dos Táxis e Alexandre Bittencourt. Cerca de 300 barracas serão montadas no local para exposição das peças, do artesanato e da gastronomia da região.



Peças em couro, madeira, sementes, além de moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões, objetos decorativos e utilitários estarão à venda. Além disso, uma miniolaria será disponibilizada no local para que um oleiro de Maragojipinho, distrito do município de Aratuípe, faça peças sob o olhar de moradores e visitantes

.História A Feira dos Caxixis, que este ano tem o tema “Retratos de uma História”, começou com uma pequena exposição idealizada por um oleiro de nome Patrício. Em uma canoa, navegando pelo Rio Jaguaripe, ele deslocou-se de Maragojipinho até Nazaré, na Semana Santa, levando miniaturas confeccionadas em barro, compradas pelos moradores ainda no porto. O sucesso motivou o artesão a convidar outros oleiros para irem com ele, originando a feira
.no município de Nazaré, a 239 quilômetros de Salvador, atraindo turistas de várias regiões do estado, do Brasil e do exterior durante o feriadão da Semana Santa.

O fluxo de visitantes diário, em média, é de dez mil pessoas, com pico na Sexta-feira Santa (19), quando chega de 8 a 10 mil pessoas, segundo a Prefeitura Municipal de Nazaré. Com mais de três séculos de existência, sendo uma das mais antigas do País, a feira movimenta o comércio da região e impulsiona a cadeia produtiva do turismo durante o período, como meios de hospedagem, bares e restaurantes. A venda de produtos nesta época compara-se a datas como Natal e Dia das Mães.a feira atrai gente de vários lugares, o que é bom para o comércio em geral. A mostra de caxixis (miniaturas de objetos em barro) fica exposta no centro da cidade, nas praças dos Táxis e Alexandre Bittencourt.

Nenhum comentário