2º ENCONTRO PARA CUIDADORES DE PORTADORES DE ALZHEIMER ACONTECE GRATUITAMENTE EM SALVADOR




A Doença de Alzheimer consiste na perda gradual da memória e acomete, em geral, pessoas em fases mais avançadas da vida, com 70 ou 80 anos, por exemplo. Quando a enfermidade progride, compromete também a cognição e as funções motoras, nesse momento o portador da patologia necessita de cuidados mais próximos, tanto da família quanto de um profissional competente. A fim de capacitar cuidadores de pessoas com Alzheimer, a Núcleo de Neurologia da Bahia (NNB) promove, dia 31 de agosto, gratuitamente, o 2º Encontro para Cuidadores de Portadores de Alzheimer, no Auditório do Empresarial Centenário, das 8h às 12h. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail administracao@nnbahia.com.br ou pelos telefones (71) 99723-0945 e (71) 3203-3501.
Nesta edição, o curso vai ser oferecido por Carla Menezes, mestra em Neurociências, Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, além de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e enfermeiros. De acordo com a médica Carla, a capacitação é direcionada a cuidadores técnicos e não técnicos. “Os profissionais técnicos são pessoas, geralmente, em formação em enfermagem e outras áreas paramédicas. Os cuidadores não-técnicos são familiares, não necessariamente da área de saúde, que acabam sendo instituídos como tal, diante da necessidade”, ressalta a médica.
Para a médica da Núcleo de Neurologia da Bahia, a informação e a criação de uma rede de apoio para pessoas que convivam diariamente com a doença são importantes para que os cuidados sejam potencializados e estratégias de melhor abordagem ao paciente possam ser traçadas, de acordo com a necessidade de cada um. “Sintomas muito difíceis de serem compreendidos, principalmente, aqueles que são psiquiátricos e com grave alteração de memória, podem comprometer a autonomia desse indivíduo”, reforça Carla Menezes 
DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que começa com a deterioração da memória recente, como: perder a chave e esquecer onde parou o carro, por exemplo. Depois de um tempo, o déficit de memória atinge níveis mais graves, como: esquecer se almoçou, nomes de familiares próximos, trajetos que costumava fazer regularmente, entre outros.
Neurologistas, geriatras e psiquiatras, que tenham formação direcionada a demência de Alzheimer, são os especialistas aptos a identificar e indicar o tratamento para a doença. Diagnosticado a partir de uma avaliação cognitiva dos pacientes, que apresentem sintomas iniciais do transtorno, através de uma síndrome clínica, a doença pode ser confirmada com exames de rastreio para outras causas de demência, além de exames laboratoriais como dosagens hormonais, dosagens de eletrólitos no sangue e indícios presentes na imagem do cérebro.
As consequências da Doença de Alzheimer não atingem apenas a pessoa que é portadora dela, mas também toda família e amigos. Pois, quando o Alzheimer incapacita física e psicologicamente uma pessoa que sempre foi ativa, a família também sofre junto. A rotina da casa é alterada e, nos casos mais avançados, se faz necessário ter o suporte de um acompanhante para o enfermo.
A doença é irreversível e não regride. Porém, um diagnóstico precoce, um tratamento medicamentoso adequado e cuidados específicos são fundamentais para aliviar os sintomas e possibilitar a estabilização do agravamento da doença. É fundamental tratar o paciente com paciência e carinho, pois não há como saber o que ele de fato percebe. Para explicar mais sobre como agir e cuidar de um Portador de Alzheimer, a Núcleo de Neurologia da Bahia oferece o curso gratuitamente, dia 31 de agosto.
SERVIÇO:
O que: 2º Encontro para Cuidadores de Portadores de Alzheimer
Onde: Auditório do Empresarial Centenário
Quando: 31 de agosto, das 8h às 12h
Valores: Gratuito
Inscrições: Pelo e-mail administracao@nnbahia.com.br ou pelos telefones (71) 99723-0945 e (71) 3203-3501. Vagas limitadas.
INFORMAÇÕES A IMPRENSA:    
ISABELA AGUIAR – Una Comunicação e Sentido
E-mail: isabela@unacomunicacaoesentido.com.br


Nenhum comentário