Diferente das escolas militares, as escolas cívico-militares possuem gestão compartilhada entre a sociedade civil e militar, tendo como principal característica a disciplina. No Polivalente, a equipe é composta pelo diretor disciplinar, coordenador e quatro tutores – sargentos aposentados que se dedicam a esse trabalho.
Com a gestão militar compartilhada, os alunos precisam seguir normas como fardamento completo, penteados e cortes de cabelo, e regras de comportamento. Ainda segundo Luciano, foram implementadas à grade curricular disciplinas como cidadania e filosofia, que influenciam na construção do respeito e valorização do outro na sociedade.
Ao chegar na escola, os alunos são recepcionados e participam do momento de formação. Organizados em fila, eles cantam o hino nacional e têm o primeiro contato do dia com a equipe do vetor disciplinar. Em seguida, partem para a sala de aula.
Para o diretor de vetor disciplinar, Mário Alves, a implementação do sistema está ocorrendo de forma gradativa. “Os passos que
foram dados até agora foram passos positivos que nos levam a vislumbrar um horizonte de possibilidades para
a escola e principalmente para os alunos, sem esquecer da sociedade que terá um alunado muito mais
compromissado, muito mais escolarizado e muito mais capaz para assumir o mercado de trabalho”, defendeu.
O entrevistado afirma que inicialmente houve resistência por parte dos alunos e ressaltou a importância do apoio familiar durante a transição.
confessou.
tinha esse processo ainda todo mundo brigava, mas agora que começou isso eu agradeço a todo mundo que conseguiu colocar a escola. Está ajudando a gente a ter um futuro mais avançado”, concluiu.
Além do município de Conceição de Almeida, o modelo de gestão escolar cívico-militar também foi implantado em cidades como Dias D’Ávila e Santo Amaro,Mumiz Ferreira materia leo valente