Assembleia Legislativa homenageia 10 anos do Programa de Atenção à Saúde do Professor


Deputado Robinson Almeida. Foto divulgação  Daniel Ferreira.jpeg
Professores da rede pública de ensino ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (17), para celebrar os 10 anos do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, implantado na Bahia pelo governo Jaques Wagner (PT). A homenagem, realizada com uma sessão especial e entrega de 31 troféus simbólicos a personalidades que participaram da construção do programa, foi proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) na semana do professor. Para se se ter dimensão da importância do programa, em março de 2008, por exemplo, 44,76% dos professores estavam, em nosso estado, fora da sala de aula por licenças médicas. Essa situação, de acordo com o parlamentar, repercutia e interferia substancialmente, também, na qualidade da educação.

“O programa de atenção à saúde e valorização do professor é uma importante conquista dos educadores em nosso estado alcançado graças ao compromisso de um governo popular, de esquerda, que garantiu a esta categoria profissional, essencial para nosso desenvolvimento civilizatório, à assistência, reabilitação, prevenção e promoção à saúde”, afirmou Robinson. “O programa de atenção à saúde e valorização do professor, portanto, é uma conquista importante para educação pública na Bahia que merece ser celebrada e consolidada como política pública de estado. Afinal, a valorização da educação depende diretamente da qualidade de vida de seus profissionais, e, consequentemente, da melhoria da saúde do professor”, refletiu o parlamentar.

Em 2010, o programa ganhou o prêmio de boas práticas do serviço público e em 2012 foi implementado no serviço de saúde do SAC/educação com atendimento personalizado e individualizado aos professores, nas áreas de psicologia, nutrição e fonoaudiologia.

Também participaram da sessão especial a vereadora Marta Rodrigues (PT), o ex-Secretário de Educação do Estado, durante a criação e implantação do Programa - 2007 a 2009, Adeum Sauer, a professora e mestre em políticas públicas, que coordenou o programa por 10 anos, Maria Regina Borges dos Anjos, o ex-deputado Zilton Rocha, o Superintendente de Recursos Humanos da SEC,  Rosário Muricy, o pró-Reitor de Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho, o coordenador do Fórum de Gestores Escolares, Ricardo Monteiro, o diretor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Conselheiro Estadual de Saúde, Márcio Costa de Souza, representantes dos Sindicatos dos Professores da Rede Particular e da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB). Entre os 31 homenageados também estavam o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, o ex-secretário Osvaldo Barreto e o jornalista Jeferson Beltrão.



Foto divulgação / Daniel Ferreira

Assessoria de Imprensa 
Daniel Ferreira -

Nenhum comentário