Assista! Médico cardiologista Dr. Euvaldo Rosa explica o que é polifarmácia e seus riscos e consequências para a população mais idosa

Dando continuidade ao tema ‘Longevidade Saudável’, o médico cardiologista Dr. Euvaldo Rosa deu algumas dicas sobre polifarmácia em idosos. Você sabe o que é polifarmácia? É o uso de cinco ou mais medicamentos por uma única pessoa, e que tem crescido cada vez mais na população idosa trazendo graves riscos a essa parcela etária segundo alerta o médico que explica as consequências da polifarmácia nos idosos. “A primeira de todas são os efeitos adversos das medicações. A população idosa, ela apresenta por se só, alterações na sua fisiologia e que tem a ver com o uso das medicações. Por exemplo, ela apresentação alterações na absorção, na metabolização das drogas e consequentemente apresenta uma chance maior de efeitos adversos”, explicou Dr. Euvaldo Rosa ao citar vários exemplos práticos como a de um idoso com história de asma no passado.
VEJA O QUE DIZ O MÉDICO CARDIOLOGISTA DR. EUVALDO ROSA
Dr. Euvaldo ainda fala sobre as estratégias para minimizar os riscos da polifarmácia em idosos. “Sempre que o paciente for voltar ao seu médico ou profissional de saúde, ele deve fazer uma lista atualizada das medicações que está usando ou melhor, se tiver dificuldade, coloca todas as medicações em uma sacolinha e leve para que você possa colocar e apresentar ao seu médico e dizer a maneira em que se está usando essa medicação. É preciso rever se todas as medicações continuam sendo necessárias”, diz Rosa. Veja o vídeo completo e fique por dentro do assunto com Dr. Euvaldo Rosa que atende no IAC – Instituto Avançado de Cardiologia que fica na URMEC em Santo Antônio de Jesus. Possui graduação em medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pós-graduação em cardiologia com título de especialista registrado no Cremeb.

Nenhum comentário