Conselho Nacional de Saúde pede a suspensão de documento que recomenda cloroquina em casos leves de Covid-19

CNS justificou que as orientações da pasta da Saúde não se baseiam em evidências científicas e faz referência a estudos criticados pela comunidade científica

[Conselho Nacional de Saúde pede a suspensão de documento que recomenda cloroquina em casos leves de Covid-19]
Foto : Reprodução
Por Luciana Freire no dia 24 de Maio de 2020 ⋅ 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) pediu a suspensão das orientações do Ministério da Saúde que recomendam o uso de cloroquina para casos leves de Covid-19. Em nota publicada na última sexta-feira (22), a entidade reforçou que não há eficácia comprovada para prevenção ou tratamento da doença.
O Ministério divulgou quinta-feira (21) uma nova versão do documento técnico no qual recomenda que médicos receitem a cloroquina e a hidroxicloroquina mesmo em casos leves de Covid-19. 
O CNS justificou que as orientações da pasta da Saúde não se baseiam em evidências científicas e faz referência a estudos criticados pela comunidade científica.
A entidade pediu que o “governo federal desempenhe seu papel na defesa da ciência e a redução da dependência de equipamentos e insumos, construindo uma ampla e robusta produção nacional”. Além disso, foi enviado um pedido ao Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão fiscalizador atue em "defesa da sociedade brasileira".

Nenhum comentário