Ainda de acordo com a infectologista Ceuci Nunes, o tempo de permanência na enfermaria é de sete dias
![Referência para Covid-19, Hospital Couto Maia só tem mais 2 leitos de UTI disponíveis [Referência para Covid-19, Hospital Couto Maia só tem mais 2 leitos de UTI disponíveis]](https://www.metro1.com.br/noticias/93231,referencia-para-covid-19-hospital-couto-maia-so-tem-mais-2-leitos-de-uti-disponiveis-3.jpg)
Por Alexandre Galvão no dia 11 de Junho de 2020 ⋅
Hospital dedicado no tratamento do coronavírus na Bahia, o Couto Maia tem apenas dois leitos de UTI disponíveis no momento, segundo a médica responsável pela unidade, Dr. Ceuci Nunes.
Em entrevista à Metrópole, ela relatou que a enfermaria também está próxima do limite, com apenas 11 vagas disponíveis. Além do Couto Maia, Salvador tem outras unidades dedicadas ao tratamento da doença, como o Hospital Ernesto Simões e o Hospital Espanhol.
“Temos vagas na UTI pediátrica. Isso confirma o que a literatura diz, de que a Covid não dá quadro clínico grave em crianças”, afirmou Ceuci.
Ainda de acordo com a infectologista, o tempo de permanência na enfermaria é de sete dias. Já na UTI, os pacientes têm ficado cerca de 10 dias. Ceuci Nunes alerta para a taxa de mortalidade e as comorbidades associadas. “Na UTI, a taxa de letalidade é de 39%. Taxa alta. Temos quadros extremamente graves. Do pessoal que está na enfermaria, 7% vai a óbito. A faixa etária, a maioria dos pacientes está acima de 60 anos. Abaixo de 60 anos, temos paciente com comorbidades, diabetes, hipertensão descontrolada e obesidade. Isso está chamando muito a nossa atenção. Todo dia os médicos da UTI comentam, principalmente os grandes obesos”.