O espírito de liderança desencadeado pela administração municipal tem sido importante para que as determinações estipuladas em decreto sejam cumpridas.
Por ANTONIO MASCARENHAS
Diversos municípios da região não têm medido esforços para evitar que a Covid-19 possa provocar mais contaminações, evitando-se, assim, colapso no sistema de saúde e, por conseguinte, ocorrência de mais óbitos.
Trata-se de um inimigo invisível e que, enquanto não se tenha uma vacina, infelizmente, todas as medidas de prevenção são válidas e necessárias.
Na maioria deles, além de fechamento do comércio, em prol do distanciamento social, realização de barreiras sanitárias em que são aferidas temperaturas e ministradas orientações aos condutores de veículos e seus ocupantes.
BARREIRAS SANITÁRIAS MAIS OSTENSIVAS

A litorânea e receptiva cidade de Salinas da Margarida, no recôncavo baiano, a exemplo de poucas outras, dispõe de uma uma única estrada de acesso o que, de certa forma, facilita a realização de barreira sanitária, nesse período de contenção do coronavírus.



Graças a essas determinações da atual administração municipal, sob o comando do prefeito Wilson Pedreira, é que o município, até o momento (felizmente) só registrou um óbito e, apenas,02 casos ativos.
APOIO LOGÍSTICO OPERACIONAL
Além da equipe da Prefeitura, estão dando apoio a esse trabalho, prepostos da Polícia Militar.

A Prefeitura de Salinas da Margarida, adquiriu um monitor cardíaco para modernizar e agilizar os atendimentos de urgência e emergência, contribuindo com uma maior eficiência no atendimento aos que necessitam. A compra veio em boa hora diante da pandemia do Coronavírus. Um investimento de R$ 17.300,00 (dezessete mil e trezentos reais).
A aquisição objetiva oferecer melhor atendimento e dar mais suporte e condições de trabalho aos profissionais do Pronto Atendimento.
O novo equipamento permitirá monitorar os sinais vitais da frequência cardíaca, função de eletrocardiograma, medição da taxa de oxigenação sanguínea, temperatura corporal, pressão arterial, entre outras funções. É um equipamento de altíssima tecnologia que garante melhores condições de suporte aos pacientes; item essencial para a estabilização de casos mais graves.




BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
