Sesab vai adquirir 50 mil unidades de novo modelo de testes de Covid-19 que oferece resultado em 30 minutos

 

Teste rápido do antígeno servirá para novos diagnósticos do coronavírus e poderá adiantar o processo de internação

[Sesab vai adquirir 50 mil unidades de novo modelo de testes de Covid-19 que oferece resultado em 30 minutos]
Foto : iStock

Por Adele Robichez no dia 22 de Dezembro de 2020 ⋅ 

Um teste mais rápido e com precisão parecida com o do tipo RT-PCR vai ser adquirido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O novo teste rápido do antígeno servirá para os novos diagnósticos da Covid-19 e poderá adiantar o processo de internação. Haverá um pregão nacional no dia 30 deste mês, às 10h, que poderá ser acessado pelos sites do Governo da Bahia e do Banco do Brasil.

O teste, recomendado pelo Ministério da Saúde, dá o resultado em apenas 30 minutos e é feito por swab nasal. A Sesab anunciou que comprará 50 mil unidades. De acordo com a secretaria, apesar de o RT-PCR ainda ser considerado o “padrão ouro” para a detecção do coronavírus, “a testagem em maior escala e velocidade é essencial”.

A novidade será utilizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Emergência para orientar a internação imediata do paciente que for diagnosticado com a doença. O secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, afirma que “o teste tem uma especificidade alta”, ou seja, caso o teste mostre o resultado positivo para a infecção, o paciente já pode começar a tomar os devidos cuidados.

Outra vantagem desse novo teste é a possibilidade de detecção e controle da transmissão precoces, pois a recomendação é de que ele seja feito entre o terceiro e o sétimo dia após os primeiros sintomas. Assim como o RT-PCR, o teste do antígeno detecta apenas a presença do vírus no momento em que é realizada a testagem.