Ex-subsecretário da Saúde, Adil Duarte é o novo diretor-geral do HGRS


 

O coloproctologista Adil José Duarte Filho é o novo diretor-geral do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Nomeado na última terça-feira (16), o médico foi subsecretário estadual da Saúde e, mais recentemente, atuava como coordenador da residência de coloproctologia da instituição. 

 

Adil Duarte, que já havia sido diretor médico do HGRS no ano de 2017, é servidor estadual efetivo desde março de 1990. Graduado em medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), possui residência, também, em cirurgia geral e cirurgia torácica. É, ainda, Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). 

 

O novo diretor-geral retorna ao HGRS para avançar nas transformações iniciadas na gestão de seu antecessor, José Admirço Lima Filho, e equipe, que, conforme avalia, “deixaram sementes virtuosas que frutificarão na melhoria dos diversos serviços”. Ademais, Adil promete sempre visar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Confira, abaixo, a íntegra do comunicado emitido por Adil Duarte ao se apresentar para a nova função. 

 

“Participo aos amigos e companheiros de jornada que recebi do Governo do Estado a nomeação para exercer o cargo de diretor do Hospital Geral Roberto Santos, o maior nosocômio da rede pública de saúde da Bahia. Aceitei a honrosa tarefa, depois de breve consideração, porque penso ser inadequado recusar colaboração quando a origem da convocação está no incumbente do executivo estadual e, longe de ser cabotino, se reúne condições para arrostar a missão. 

É sem dúvida grande desafio!! 

Penso em quatro condutas balizadoras que desejo implementar na gestão: 

1- jamais decepcionar aqueles que me fizeram o convite, aplicando todo esforço para bem conduzir os destinos do hospital, com denodo e abnegação. 

2- sempre visar ao fortalecimento do SUS, conquista constitucional que, se bem gerido, será fator de paz social.  

3- elevar o bom conceito do servidor público (classe a que pertenço faz 30 anos), ao valorizar o mérito e o compromisso com a instituição. 

4- cultivar, para fazer aprimorar, o trabalho de bom nível dos que me antecederam na função. Eles deixaram sementes virtuosas que frutificarão na melhoria dos diversos serviços, com certeza.  

Espero sinceramente contar com o apoio de todos. Agradeço desde já. Abraço forte.” 


Louise Cibelle
Assessora de Comunicação 
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)