Maragogipinho realiza evento de abertura das Feiras de Artesanato da Bahia






Visando a retomada de atividades culturais, o Governo do Estado da Bahia por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) , promoveu a realização das Feiras de Artesanato da Bahia. Berço da cultura e história de uma terra, a cidade Maragogipinho, distrito de Aratuípe foi escolhida para realização do evento de abertura.


As belas cerâmicas feitas por artesãos e artesã de Maragogipinho, maior centro de produção artesanal de cerâmica da América Latina, poderão ser vistas de perto na Feira de Artesanato montado na Praça da Matriz e estão disponíveis desde o último sábado (21) e vão até domingo (22). Além do distrito do recôncavo, o evento acontece nas seguintes cidades: Lençóis (28 e 29/08), Jacobina (04 e 05/09), Vitória da Conquista (11 e 12/09), Cachoeira (17 e 18/09), Juazeiro (23 e 24/09) e Porto Seguro (02 e 03/10).



Durante lançamento estiveram presentes o prefeito de Aratuípe, Professor Tone (PC do B), a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA), a Deputada Federal pelo PCdoB, Alice Portugal, o prefeito de Muniz Ferreira (BA), Professor Gileno (PP) e seu vice Valdeci Conceição Almeida, mais conhecido como Vavá, do PC do B.

Na ocasião, o prefeito de Aratuípe, Professor Tone (PC do B) falou da importância da realização desse evento para a valorização da cultura e do artesanato de Maragogipinho.

“Estamos empenhados em ampliar os espaços de comercialização do artesanato baiano, como forma de dar visibilidade e fortalecer a geração de renda de artesãs e artesãos. Além da vitrine virtual e das duas lojas em Salvador, a realização das feiras oportuniza a exposição e o incremento das vendas desse importante segmento econômico em nosso estado”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Durante as Feiras de Artesanato da Bahia acontecerá, em cada cidade, o encontro regional de artesãos e artesãs. “Esta é uma oportunidade de encontro e diálogo do poder público com o segmento, escuta de demandas e apresentação das iniciativas de fortalecimento do artesanato baiano durante este ano de 2021, num contexto de retomada das atividades presenciais”, destacou ngela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.