Prefeito Arandas fala reformas em escolas: conheça a nova casa da Educação”, de onde partem as decisões para serem implementadas na nossa rede municipal de ensino de Jaguaripe.

 “FALA PREFEITO”: 

“Olá amigos de Jaguaribe. Como de costume vou pedir licença para tirar a máscara. Nosso cinegrafista está bastante distanciado. Já tomei as duas doses da Oxford, graças a Deus, e nossa vacinação continua de vento em popa. Muito feliz com as notícias que recebi ontem sobre a vacinação e, hoje, também, lá no Cachaço.

Mas o assunto, meus amigos, hoje, é educação. Nós vamos começar a fazer alguns vídeos para informar a vocês, povo de Jaguaripe, meus queridos amigos e concidadãos, sobre o que é que está ocorrendo na educação, em Jaguaripe. Aliás vocês estão acompanhando pelos telejornais, pela imprensa a necessidade de voltarmos com as aulas presenciais.

O ensino jamais será o mesmo. Nós vamos ter que mudar a nossa pedagogia porque vai ser híbrido daqui pra frente. Não se enganem, nós vamos ter aulas presenciais porque elas são importantíssimas para o convívio dos garotos, dos jovens, dos adolescentes. Mas muita coisa na educação vai ser através da mídia e esse é o futuro e o futuro chegou. A pandemia trouxe malefícios, mas vai trazer muita mudança, também, para o bem.

Daqui a pouco vou sair daqui do meu gabinete e vou mostrar a vocês a nova “casa da Educação”, de onde partem as decisões para serem implementadas na nossa rede municipal de ensino.

Também, no outro vídeo, eu vou mostrar a vocês a maior escola que está sendo construída em nosso município. Vocês vão ver que beleza de escola…! Vamos lá gente…! Hoje (esqueci…) logo no início eu costumo falar, 26 de agosto. O mês está terminando. Uns diziam que ia ser de azar. Nada…! Foi um mês excelente e nós vamos terminar muito bem. Viva Jaguaripe…!

Eu disse a vocês que iria mostrar a nova “Casa da Educação” que está aqui atrás. Esse prédio que vocês estão vendo daqui desse prédio saem as decisões que vão nortear, vão estabelecer as diretrizes do ensino fundamental e do ensino infantil em Jaguaripe, porque o nosso município é responsável pelo ensino das crianças pequenas que é o ensino infantil, nossas mães e o ensino fundamental 1 e 2.

Então daqui deste prédio totalmente reformado, com recursos próprios, saem as decisões que irão estabelecer, repetindo, as diretrizes da nossa rede escolar municipal. A obra ficou muito boa, modéstia à parte. Foi feita com recursos próprios e já estava funcionando. Este prédio também será devidamente guarnecido, mobiliado para dar conforto aos nossos servidores, aos nossos funcionários para fazer a melhor educação de toda a nossa região. Viva Jaguaripe…!”

E continuando:

Olá meus amigos Jaguaripe…! Tirando a máscara, com licença, como de costume, hoje 26 de agosto, conforme prometido, nos vídeos anteriores, eu estou tendo o prazer, a alegria de visitar o grande colégio que está sendo construído na sede do município de Jaguaripe. Estou ladeado, aqui,  pelo engenheiro encarregado da obra Dr. Antonio Neto, Pepezinho, que é um entusiasta dessa obra e mostra a vocês como a obra andou.

Graças a Deus as chuvas estão passando e esperamos que daqui para o início do próximo ano, (quem sabe?) a escola esteja funcionando. Essa vai ser uma vitória para Jaguaripe…! Colégio de ensino médio, com vocação para o ensino técnico, excepcional. É o que nós precisávamos aqui. Este grande colégio vocês estão vendo aqui a sala, de dois pisos, dois pisos o térreo o primeiro andar seis salas de aula auditório dependências completas, salas para professores, sala para diretoria, enfim, é um equipamento extraordinário, e construído pela Secretaria da Educação, nosso secretário Jerônimo, governador Rui Costa, dando a condição de ser realizada, lembrando sempre aqui é uma parceria Jaguaripe com o estado da Bahia.

Esse grande terreno onde nós realizávamos as grandes festas em janeiro, ele foi dedicado a este estabelecimento de ensino. Nós desapropriamos e doamos ao estado da Bahia, de maneira que esta é uma obra feita em conjunto para a nossa grande satisfação.

Mas ele vai comportar, além das salas de aula que encima, sanitários etc. Ali vai ser construída a quadra coberta desse colégio. A primeira quadra coberta do município de Jaguaripe. Melhor dizendo, segunda, porque a primeira é Mutá, que nós construímos na gestão passada. Segunda quadra coberta que vai servir, além da prática de esportes, vai servir para outros eventos de importância, aqui para nossa comunidade.

E aqui não vamos ter estacionamento, ali na frente. Nós vamos ter um campo de futebol “society”, ali atrás, além dessa grande obra que vocês estão vendo aqui:…que maravilha! 

Dr. Otoniel, me diga aí, do ponto de vista técnico a obra avançou bastante, pelo que a gente pode verificar. “Nós já já aplicamos aqui, cabeças de concreto…”

Dr. Otonei discorre sobre andamento da obra, destacando dificuldades encontradas

“Hoje a gente já consumiu aqui uma obra praticamente quase 300 m3 de concreto e foi batido por essas lajes pilares aqui. Além da fundação…”

Dr., esse terreno vocês tiveram um problema importante que foi o terreno e depois teve que expurgar muita terra…. e recompor…. colocou o prefeito Arandas…!

“No início da obra que precisou fazer uma troca de solo, com em média 500 metros cúbicos de aterros para fazer essa substituição de solo para poder comportar o colégio…!”

E se eu estou certo, aqui nesse vão no meio, (vai vir do térreo até o primeiro andar) será o vão aberto, onde vai haver uma espécie de local de congraçamento…”, esclareceu Dr. complementou o prefeito Arandas. 

E, continuando, o chefe do executivo municipal pontua

Isso vai ter o pátio dos estudantes para eles terem convívio social e além de ter acesso à própria sala de aula no pavimento superior e acesso ao superior.

E e é bom destacar a minha rede e os amigos Jaguaripe é que esse colégio está construído um local extremamente importante. Ele está entre a nossa grande Avenida Ulysses Guimarães, a rua que a gente chama “Rua do Torce Imbigo”. Quem lembra dessa expressão? “Rua do Torce Imbigo…”

Hoje o nome correto é “professor Mascarenhas” além do caminho certo história se repetindo entre a Ulisses que está aqui na frente a Rua Professor Mascarenhas a rua do Areal.

Ele está na parte mais central de Jaguaribe. Agora uma coisa interessante, doutor, a gente vai trazer pra esse colégio,  não apenas os meninos aqui da sede, mas nós vamos trazer os jovens da região. Nós vamos ter transporte trazendo esses jovens para cá. O que a gente, com isso, vai movimentar a cidade e propiciar um ensino médio de qualidade para os jovens pessoas de toda região.

Alguma coisa, doutor, que queira acrescentar, sobre a obra?

Dr. Otonei sinaliza sobre o prazo para entrega da obra

“Sobre a obra, a gente já tá com prazo…nós temos um avanço físico já bem encaminhado para o prazo final da obra que vai estar prevista para fevereiro, março de 2022, para a gente conseguir bater essa meta.

“Isso… e aí nós teremos, com fé em Deus a epidemia já longe da gente e já iniciaremos nossa atividade (que beleza) talvez em março”, garante Arandas

Ao que tudo indica, se o tempo não perturbar muito, em março nós já teremos esse grande colégio. Mas alguma coisa, Pepezinho, que se queira acrescentar?!

PEPEZINHO, ex-vice-prefeito e assessor administrativo

“Eu só quero acrescentar a importância que vai ter esse colégio para a juventude nossa. Além da integração da sede com Camassandi, com a Ilha da Ajuda, com São Bernardo, com o entroncamento, nós vamos estar aqui formando profissionais aqui nesse colégio que será ministrado cursos profissionalizantes, em tempo integral,  pelo governo do estado da Bahia.

Então eu fico muito alegre em poder ter sido um dos condutores para que essa obra chegasse a Jaguaripe, juntamente com o prefeito Arandas e, também, com o ex-prefeito Hunaldo, que nos deu a condição de estar pleiteando ao governo do estado essa obra. 

Prefeito Arandas, finalizando

E, só  explicando, a máscara está aqui.. tirei porque os dois estavam com as máscaras, então não há o perigo do contágio. Vou recolocar a minha máscara, mas, antes dizer a vocês aquela célebre expressão: Viva Jaguaripe!. Vídeo, ASCOM