Shows de artistas femininas em setembro no Palco TVE





Vozes femininas ocupam o Palco TVE em setembro. A programação tem início com a Banda Didá no dia 4, seguida de Pali Fem (11), Jussara Silveira (18) e Aline Barr e Dona Iracema (25). As apresentações acontecem aos sábados, sempre às 18h30, com horários alternativos aos domingos, às 17h e 20h, e nas sextas-feiras, às 20h30.



O show da Banda Didá traz um repertório cheio de mensagens de esperança e valorização da cultura negra. Gravado em um estúdio de Salvador, a apresentação fez parte do lançamento do Canal Didá, Imagens e Sons da Memória, um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc Bahia, que reúne importante acervo audiovisual dos vinte e sete anos da instituição. No canal da banda, está disponível ainda um documentário sobre a trajetória da Didá.


Já o show ‘Segue a dança’, da cantora, compositora e trombonista Pali Fem, celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. O projeto, liderado pela artista argentina radicada em Salvador, tem como mote o desejo de inspirar outras mulheres e mostrar o poder feminino nos espaços de liderança. Nele, a musicista traz uma banda de reggae 100% feminina. O repertório do show tem músicas do EP ‘Segue a Dança’, lançado em 2021 por Pali, com canções autorais em inglês, português e espanhol, língua materna da artista. Completam o repertório, músicas feitas por mulheres do reggae instrumental, reggae roots e new reggae.


Uma das mais expressivas cantoras brasileiras das últimas décadas, Jussara Silveira apresenta o show ‘A Voz do Coração’, realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc. A apresentação celebrou os dez anos de seu encontro com o pianista Sacha Amback e com o baterista Marcelo Costa. O repertório selecionado pela cantora inclui canções contemporâneas interpretadas por ela, todas fruto do encontro com o trio. O ambiente musical é elaborado pelo auxílio de Sacha Amback e Marcelo Costa, parceiros e produtores musicais do espetáculo.


Para encerrar a programação, o Palco TVE traz dois shows. O primeiro é o da cantora Aline Barr, interpretando o repertório do álbum  GilMoreira, produzido em 2020, durante a pandemia, pela própria cantora. Nele, Aline toca instrumentos como piano, guitarra, baixo e violão, dando o tom intimista e poético ao trabalho. A artista foi uma das sete finalistas do 17º Festival de Música Educadora FM, em 2019, com a música ‘Descabelada’. Além do sucesso com a música ‘Descabelada’, Aline é também uma das compositoras da música ‘Foto 3x4’, gravada pela cantora Margareth Menezes. 


O segundo show é o da banda baiana Dona Iracema, da vocalista trans Balaio (Gabi). O grupo apresenta o álbum 'Velório', trabalho que tem as participações de Armandinho Macêdo e Rodrigo Lima (Dead Fish). O projeto foi um dos selecionados pelo “Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 - Premiação Aldir Blanc Bahia”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e nasceu primeiro em álbum e se desdobrou em audiovisual. ‘Velório’ fala de necropolítica, solidão, luto e todos os sentimentos e reações, do riso ao choro, da raiva à saudade, da dor ao medo. Uma obra para cantar, dançar, rir e se emocionar. O grupo, formado em 2012 na cidade de Vitória da Conquista, é conhecido por apresentações vigorosas e bem-humoradas em festivais e shows, mexendo em assuntos espinhosos e imperativos na sociedade atual.  


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:


instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia  

twitter.com/tvebahia



SERVIÇO:

Palco TVE -  Banda Didá, Pali Fem, Jussara Silveira, Aline Barr e Dona Iracema

Quando:  A partir de sábado (4), às 18h30, e nos horários alternativos no domingo, às 17h e 20h, e nas sextas-feiras, às 20h30

Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline