Secretária de Educação Célia Arandas fala sobre os noves meses de gestão e os cuidados para o retorno às aulas em Jaguaripe



A Vereadora licenciada no seu quinto mandato e Secretária de Educação do município de Jaguaripe, Célia Arandas (PL-BA), fez uma balanço sobre os nove meses de gestão à frente da pasta na cidade do Recôncavo Baiano.

“Nesses primeiros meses de gestão nós cuidamos de visitar todas as nossas escolas, são 29 delas, prepará-las para o retorno às aulas, durante esse período nós estamos reformando 12 escolas com pequenos reparos, pintura, parte hidráulica, telhado. Licitamos três outras escolas, aqui a da sede do município, a de São Bernardo e a do Piquira que já estão concluídas, licitamos uma outra escola na zona rural lá no Capão que será transformada em escola de tempo integral, só para educação infantil e com projetos de ampliar a escola Nossa Senhora da Palma, na Vila do Palma para também transformar em escola de tempo integral para o ensino da educação infantil e o fundamental 1”, destacou.

Com relação ao retorno às aulas, a secretaria de saúde fez um alerta aos pais.

“Eu faço um apelo aos pais que mandem seus filhos de volta às escolas, porque nós sabemos, eu tenho dito em toda reunião, que nossos jovens estão aí frequentando aniversário, estão vivendo, alguns até jogando bola, indo em diversos lugares e nós sabemos que o infeliz do vírus pode estar em qualquer lugar, pode estar na escola? pode, mas na escola é onde nós vamos ter o maior cuidado, pois nós temos lá o álcool gel, temos funcionários, eles terão distanciamento em sala de aula, nós estamos inclusive implantando o ensino híbrido, nós só vamos receber os alunos a depender do tamanho da sala, com distanciamento de 1,5 entre um e outro, exatamente para proteger. A nossa nutricionista está fazendo palestra em todas as escolas com as manipuladoras de alimentos para ensinar qual a segurança que tem na hora do lanche, será turma por turma, cada uma com 15 minutos, exatamente para evitar aglomeração, então os cuidados nas escolas estão sendo tomados, já estão sendo tomados”, disse.



Sobre os desafios enfrentados na educação municipal, Célia Arandas falou sobre o assunto.

“As nossas estradas vicinais estão perfeitas, desde quando o prefeito Arandas entrou, a equipe continua, hoje sob o comando do nosso vice-prefeito Negão, como a gente carinhosamente chama, estão todas perfeitas, rodei pelo Palma nessas reuniões, não temos estradas ruins. O nosso maior desafio na educação é o transporte escolar. Para funcionar bem nós precisamos de 151 linhas municipais, além das 16 linhas para servir o alunado do estado, por quê? nosso alunos estudam em diversas outros municípios na região do Palma eles estudam na Vila, o pessoal do Capão estudam em Lage, o pessoal da Camassandi e Ilha da Ajuda estudam em Aratuípe, os alunos de Barreiras estudam em Nazaré e os das praias estudam em Salinas, todos esses nossos jovens são transportados pelo nosso município e todos eles estão frequentando as aulas”, ressaltou.

Sem descuidar dos protocolos sanitários, a Secretaria de Educação adotou todas as medidas para o retorno seguro às aulas.
"Nós estamos preparando agora o retorno às aulas, estamos distribuindo para o município, para os alunos, possuímos hoje 4.204 alunos, para cada um deles vai receber uma máscara com a marca da prefeitura, vão receber uma garrafinha, para cada aluno tenha a sua própria garrafinha para tomar sua água e não precisar usar água e nem copos, porque copos descartável não seria nem permitido para o meio ambiente e os copos da escola só serão servidos na hora do lanche. Fizemos diversas reuniões, tanto com a APLB, como a secretaria de saúde, com infectologista, criamos protocolos de biossegurança para possamos dar uma proteção e uma segurança maior aos alunos quanto ao retorno às aulas”, finalizou.