O Secretário de Saúde do Município de Santo Antônio de Jesus, Leonel Cafezeiro, falou sobre as ações que estão sendo realizadas com relação ao Novembro Azul.



Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus promove atendimentos pela campanha Novembro Azul


O Secretário de Saúde do Município de Santo Antônio de Jesus, Leonel Cafezeiro, falou sobre as ações que estão sendo realizadas com relação ao Novembro Azul, em Santo Antônio de Jesus, capital do Recôncavo Baiano.



“A motivação do Novembro Azul, fizemos uma ação com o intuito de causar algum impacto na saúde, porque às vezes se preocupava muito em fazer alguma ação com efeito mais de divulgação, convencer as pessoas. Esse ano eu fiz questão que a gente fizesse uma ação com impacto, ou seja, oferecemos a todos os homens a partir de 50 anos, nas unidades de saúde, o exame de PSA. O ideal seria que todos fizessem o PSA e o toque retal, mas nós não temos condições de atender a todos, nós fizemos um recorte aqueles que tivessem um PSA de 2,5 acima, nós encaminhamos para fazer o toque retal, com atendimento urológico. Com isso nós vamos fazer um rastreamento muito efetivo”, destacou.


O Dr. Leonel explicou que as pessoas que tiverem um PSA abaixo de 2,5 têm uma probabilidade muito remota de desenvolver um câncer. Os pacientes que tem 2,5 acima, a Secretária de Saúde faz um rastreamento e vendo aqueles que tem uma suspeita mais evidente é encaminhado para a biópsia.
O Dr. Leonel falou da importância de se realizar os exames periodicamente, pois o quanto antes for diagnosticado, aumentam consideravelmente as chances de cura.


“Quanto mais cedo a gente chegar para diagnosticar uma doença como o câncer, mais chances a gente tem de curar ou oferecer um tratamento mais efetivo que venha impactar na sua qualidade de vida, porque o objetivo não é só fazer a pessoa viver muito, mas viver bem, esse é o grande objetivo da saúde. Quando a gente fala em custos, não só os custos financeiros para o erário público, para a previdência social, para a saúde, mas também o custo para o indivíduo, se ele tem uma qualidade de vida boa, se ele pode ainda trabalhar por mais tempo possível, ele vai se sentir bem psicologicamente, fisicamente e esse é o nosso maior objetivo na saúde pública”, explicou.




O Secretário de Saúde falou ainda que os pacientes que derem positivo para o câncer serão encaminhados para iniciar o tratamento na Unacom.