Assistência Socia de Salina da Margarida destaca projeto pioneiro na região para distribuição de renda para famílias em vulnerabilidade social

 


O CRAS, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nas datas 07 e 08/02, ações proativas com a participação dos demandantes que são acompanhados pela equipe e recebem o benefício eventual, na modalidade auxilio alimentação. 




O momento foi programado com o objetivo de disseminar conhecimento para os participantes, desmistificando a compreensão acerca do benefício eventual, diferenciando-o do Programa de Garantia Alimentar/PGA.


 “Art. 22. Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. ( art. 22 da Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993.

PANDEMIA



Embora 2021 tenha sido um ano totalmente atípico devido ao decreto do estado de calamidade pública em virtude da pandemia causada pela Covid-19, o ano de 2022 seguiu da mesma maneira e a Assistência Social foi considerada área essencial para o enfrentamento da situação, respondendo às necessidades imediatas da população, especialmente os mais vulneráveis, que vem sofrendo ainda mais os impactos da pandemia. No decorrer deste ano, a cestas básicas foram entregues, para pessoas inscritas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvidos pelos Cras, visam proporcionar a integração, socialização, favorecer o convívio na comunidade e promover a autoestima, através de atividades culturais, de lazer e ações socioeducativas.

Com o objetivo de trabalhar as questões e conflitos da adolescência, amadurecendo-os para uma inserção mais consciente no mercado de trabalho, o CRASJovem contou com a participação direta de adolescentes e pessoas indiretamente. Os adolescentes são acompanhados diariamente por um Orientador Social durante as atividades de lazer, culturais e nas atividades preparatórias para processos seletivos, além do acompanhamento social nos casos de vulnerabilidade e risco apresentados pelas respectivas famílias.

#cras #assistenciasocial #maistrabalho #novasconquistas