A DRA. EMANUELA DOS SANTOS SILVA, SANTOANTONIENSE PASSA EM CONCURSO PARA SER PROCURADORA GERAL DO ESTADO


“Quero que minha conquista seja inspiração para várias outras mulheres negras, mostrando-as que elas podem chegar onde quiserem. Espero que um dia não seja estranho e desconfortável para muitos encontrar juízes, promotores e procuradores negros”...

Com um sentimento de Conquista e Resistência
Dra. Emanuela dos Santos Silva fala da alegria de ter sido aprovada nos concursos da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará e da Paraíba.
Mulher Negra, aluna de escola pública, de família simples, tendo como inspiração de Luta e Resistência seus pais, a mãe Costureira e o Pai Feirante, ela trás em sua conquista a reflexão de que todos os esforços e dedicação valeram a pena, e "desistir nunca foi uma opção"!
Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Dra. Emanuela falou que estudou o Ensino Fundamental e Ensino Médio em colégios públicos de Santo Antônio de Jesus (Colégio Luis Eduardo Municipal e no antigo Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, respectivamente).

Aos 18 anos passou em 4 vestibulares de direito e em universidades públicas, optando em estudar na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde concluiu o referido curso.
Já formada Dra. Emanuela decidiu que seria Procuradora do Estado, e com um pensamento de Coragem e determinação foi a luta mais uma vez, e ela diz: “A decisão de galgar uma vaga como Procuradora foi muito difícil, pois na condição de mulher, negra e de origem empobrecida, essa realidade parecia muito distante [porque] os números de representatividade negras nos cargos mais bem remunerados são muito baixos. No entanto, a vontade de ser aprovada, de crescer e poder incentivar outras pessoas, era além de qualquer estigma imposto pela sociedade”.
Dra. Emanuela ainda falou que a jornada de quase quatro anos foi árdua, porém ela conseguir conquistar o seu objetivo, de se torna Procuradora do estado, sendo aprovada nos concursos da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará e da Paraíba. Ela assumirá no Ceará. Também aprovada na Procuradoria municipal de Jundiaí.
PARABÉNS PELA CONQUISTA, NÓS DO MOVIMENTO NEGRA DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS E TODA POPULAÇÃO SENTIMOS MUITO ORGULHO DE VOSSA EXCELÊNCIA.Por Jhuvenal