Câmara de Conceição do Almeida realiza Sessão Solene em homenagem aos 132 anos



Conceição do Almeida completou 132 anos nesta segunda-feira (18) e para comemorar a data, a prefeitura preparou três dias de festa com a Micareta do Almeidão, que começou na noite do último sábado (16). O palco ficou montado no Loteamento Paraíso e no primeiro dia de festa teve o show dos cantores Daniel Vieira, Arnaldo Farias, Theuzinho, 7Kassio, a dupla Rafa & Pipo. Nesta segunda-feira (18), como parte da programação, os almeidenses foram despertados às 5 horas da manhã com uma alvorada festiva. Os atos administrativos ocorreram a partir das 9h com uma missa em ação de graças na Igreja Matriz da cidade, seguida do hasteamento do pavilhão nacional juntamente com as bandeiras da Bahia e de Conceição do Almeida, às 11h, pelas mãos do prefeito Ito de Bêga. Também participaram da solenidade, a presidente do legislativo municipal Gláucia Araújo, vereadores, secretários, autoridades e políticos. Na parte da tarde, a partir das 15h, foi realizada uma sessão solene da Câmara de Vereadores no Centro Cultural que teve a presença do prefeito Ito de Bêga, vice-prefeito e vereadores do município. Quem também marcou presença no município foi o pré-candidato ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigues, prefeitos, ex-prefeitos, prefeito Ito de Bêga, vice Nino de Osaná. Também estiveram na solenidade, o prefeito Gileno, de Muniz Ferreira presenças do pré-candidatos Jerônimo (governo do Estado), Otto Filho e Abílio Santana (deputados federais); Robinson Almeida e Rosemberg Pinto (Estadual)



Também presentes os prefeitos Guito (D. M. Costa), Prof. Gileno (Muniz Ferreira) ao lado do vice Vavá, Choquinha (São Felipe) e Thiancle (Castro Alves), Tone (Aratuípe), Major Denice Santiago, também pré-candidata a deputada estadual.



Prestigiando os ex-prefeitos Orlandinho (Cruz das Almas), Ataliba (Maragojipe), Dr. Armando (C. do Almeida), secretários, vereadores e outras lideranças do município e região.









, e o deputado estadual Alan Sanches, além dos secretários e vereadores vereadores e políticos da região. A Prefeitura segue investindo em melhorias para a população. Para presentear a cidade no aniversário de 132 anos neste mês de julho, a gestão municipal preparou a entrega de inaugurações na área de infraestrutura, que irão melhorar a qualidade de vida dos almeidenses. Nesta segunda, além dos atos cívicos e da Micareta do Almeidão, a população será beneficiada com inaugurações na área de infraestrutura na sede e na zona rural, como o calçamento. E para encerrar as comemorações pelos 132 anos da cidade, a partir das 20h, se apresentam na Micareta do Almeidão, os cantores Léo Santana e Thiago Aquino, e as bandas Mambolada e Dona da Situação. presidente Gláucia, foi feita entrega de títulos de cidadão e cidadã almeidense, além de homenagens Agradecer a Deus mais essa oportunidade de esta a frente dessa gestão para comemorar mais um ano de aniversário da nossa cidade. Costumo dizer que a cidade faz aniversário mas quem ganha o presente é o povo. Hoje estamos entregando cinco grandes obras onde vai melhorar a qualidade de vida da nossa gente com infraestrutura, . “Fico muito feliz junto com o nosso vice-prefeito, todos os vereadores e nosso grupo de trabalho por contribuir com a população que confia no nosso trabalho”, disse o prefeito Ito de Bega..
Um pouco da história do município
















Em meados do século XIX, uma aglomeração formada em torno de uma capela, construída sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, recebeu o nome de Capela do Almeida devido ao fato dos proprietários do terreno serem da família Almeida Sande. O município foi criado com território desmembrado de São Felipe, pelo Ato Estadual de 18 de Julho de 1890, com a denominação de Conceição do Almeida. Receberia o nome de Afonso Pena em 1909. Retomou em 1943, o topônimo de Conceição do Almeida. A sede foi elevada à categoria de cidade através Lei Estadual de 17 de Agosto de 1909, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Almeida. A origem do topônimo deve-se a combinação do nome da padroeira – Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.