Muniz Ferreira completará 60 anos de Emancipação Política e Administrativa.

 Muniz Ferreira completará 60 anos de Emancipação Política e Administrativa. Mas, você sabe o por quê? Para isso, vamos voltar há décadas para descobrir histórias da nossa gente que marcaram o Município.



 Quem conhece Muniz Ferreira entende porquê esta cidade tem motivos de sobra para estar em festa neste mês de julho, quando o município completa 60 anos de emancipação política e administrativa, fato ocorrido através do projeto de Lei 1.770. 


Depois de muitas reivindicações dos moradores, a Vila de Muniz Ferreira, então um distrito pertencente à cidade de Nazaré das Farinhas, finalmente ganhou sua emancipação em 30 de julho de 1968, em um plebiscito que teve como um dos seus principais líderes Teófilo Amâncio dos Santos. Poucos meses depois, mais precisamente no dia 7 de outubro, Teófilo Amâncio dos Santos foi eleito o primeiro prefeito do município. 

Por todos estes motivos, Muniz Ferreira tem muito a comemorar nos seus 60 anos de emancipação política. A cidade passou, nestes quase 60 anos de histórias,  por muitas transformações, ganhando obras de infraestrutura, investimentos no setor educacional, na saúde, na agricultura e ações diretas voltadas para melhorar, cada vez mais, a vida da sua população. Muniz Ferreira encanta por apresentar um profundo respeito com o seu passado, com a sua história e com as suas tradições.


Na imagem temos a reprodução da Lei de criação da cidade de Muniz Ferreira delimitando os seus limites geográficos: Muniz Ferreira (Sede) e o distrito do Onha

..

#60anosdehistoriasdanossagente #municipiodemunizferreira #nossaterranossagen

Em mais um capítulo dos 60 anos de histórias da nossa gente, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma das festas mais tradicionais da cultura da nossa querida Muniz Ferreira: a Festa de Reis


🪅 A festa é comemorada, tradicionalmente, dia 6 de janeiro pelos católicos e se refere ao momento em que os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Em Muniz Ferreira, a Festa de Reis é a mais tradicional manifestação cultural da comunidade. Acontece anualmente no mês de janeiro, nos dias 5 e 6.


🏰 No passado as ruas eram enfeitadas com bandeirolas, onde os Ternos de Reis se apresentavam. Na praça armavam-se barracas nas quais eram vendidos doces, pão-de-ló, bolinhos de goma, pirulitos, cocadas e várias outras iguarias preparadas pelas mulheres em suas casas. Durante a Festa de Reis, as pessoas passeavam na praça com os amigos ou companheiros. Haviam também os famosos bailes. Estes bailes eram animados com o popular jázio, um grupo musical composto por violão, cavaquinho e pandeiro realizados na casa de seu Teófilo ou na escola. Além de diversão, a Festa de Reis se configurava, para alguns moradores, como uma ocasião de trabalho. Enquanto uns se divertiam, outros viam nesta festa um meio de obter renda extra, contribuindo para o sustento da família. Outros moradores aproveitavam o movimento na vila para vender alimentos e bebidas, contribuindo também para a renda mensal da família.


🥳 Nos dias atuais, como podemos ver nas fotos, mantemos firme nossa tradição, celebrando todos os ritos festivos do “Terno de Reis” como o cortejo pelas ruas da cidade. O Terno de Reis é um bem histórico de nosso povo Munizferreirense e essa cultura precisa ser preservada para as futuras gerações.
.
.
#60anosdehistoriasdanossagente #municipiodemunizferreira #nossaterranossagente